Função SOMASE sem mistérios

A função SOMASE, como o próprio nome sugere, realiza uma soma no Excel com base em um critério pré-determinado. Ficou confuso?

Imagine que você tem, por exemplo, uma lista de carros de diversas cores. Nesta lista, você deseja saber somente a quantidade de carros vermelhos. Note que neste caso, você deseja fazer uma soma e tem como critério, somente os carros vermelhos.  Mas como fazer isso no Excel com a função SOMASE? Acompanhe os detalhes a seguir e entenda:

Observação: Se você ainda tem dificuldades em somar no Excel, leia este artigo antes de prosseguir.

somase

Como funciona a função SOMASE?

A função SOMASE realiza somas no Excel com base em um critério pré-definido pelo usuário.

Exemplos:

  • Somar somente as vendas realizadas pelo vendedor João;
  • Somar somente os carros na cor azul de uma lista;
  • Somar somente os produtos abaixo ou acima de um determinado valor.

Sintaxe:

SOMASE(intervalo, critérios, [intervalo_soma])

Onde:

Intervalo: Campo obrigatório. Representa o intervalo de células que se deseja calcular por critérios.

Critérios: Campo obrigatório. Podem ser representados por número, expressão, referência de célula, texto ou função. São basicamente o critério escolhido para a soma.

Note: Critérios em formato de texto ou que incluam símbolos lógicos ou matemáticos devem estar entre aspas duplas (“). Caso os critérios forem numéricos, as aspas duplas não serão necessárias.

Intervalo_soma: Campo opcional. Representa o intervalo de células que contém os valores a serem somados.

Exemplos Práticos da SOMASE

Como todo aprendizado no Excel, para que você possa realmente aprender a função SOMASE, é necessário praticar. Para isso, separamos alguns exemplos práticos para você entender melhor esta função e passar a utilizá-la. Veja:

Exemplo 1:

No exemplo abaixo temos uma tabela com as vendas de três vendedores (Pedro, Paulo e João) e suas respectivas vendas.

Note que cada vendedor realizou mais de uma venda. Mas por alguma necessidade, precisamos saber o total de vendas somente do vendedor João. Portanto, este é o nosso critério para a soma.

Função somase

Para isso, utilizaremos a função SOMASE conforme mostrado abaixo:

Função somase no Excel

Note que estamos instruindo o Excel para somar todos os valores de B2:B8 que corresponda ao vendedor João conforme especificado em A2:A8.

Aprenda a função somase

Ao término da função, basta teclar Enter e conferir o resultado.

Conheça a função somase

Exemplo 2

Utilizando o mesmo exemplo citado anteriormente, agora suponha-se que desejamos somar somente as vendas que foram maiores do que R$400,00. Ou seja, desejamos identificar todas as vendas acima de R$400,00 e soma-las.

Domine a função somase

Note que estamos dizendo para o Excel somar todos os valores dentro do intervalo de B2:B8, mas somente os valores que forem maiores que 400.

função somase no Excel sem mistérios

Ao término da função, basta teclar Enter e conferir o resultado.

Como fazer a função Somase

Viu como é fácil utilizar a função SOMASE no Excel? Assim como qualquer outra função, o segredo está em saber interpretar a função e identificar o valor que você realmente deseja retornar como resultado.

 

Gostou da dica? Acompanhe mais tutorias sobre funções em nosso site. Caso tenha dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário abaixo.