Aprenda facilmente como somar no Excel

O Excel possui diversos recursos que nos auxiliam na realização de diversas atividades do dia a dia, desde as mais complexas até as mais simples. Um exemplo disso é a possibilidade de realizar cálculos de adição e neste post vamos mostrar as diversas maneiras de somar no Excel. Acompanhe!

Como somar no Excel de maneira prática

Como somar no Excel

Método 1: Digitando valores

A maneira mais simples de realizar operações de adição no Excel é digitando os valores que se deseja somar, junto com o sinal de igual (=) e o sinal da adição (+), por exemplo, basta digitar na célula do Excel: =10+20, veja a imagem abaixo:

Somar no Excel

Para conferir o resultado basta teclar Enter:

Como somar no excel facilmente

 

Método 2: Botão Auto Soma

Outra maneira muito prática, é utilizando o botão auto soma do Excel. Veja a imagem a seguir:

auto soma no excel

Como vemos na figura acima, o primeiro passo é ir até a aba “Página Inicial”, em seguida selecionar as células na sequência, onde estão os valores que deseja-se somar até a célula onde o resultado irá aparecer, agora basta
clicar no botão \Sigma , que o resultado aparecerá:

Utilizar auto soma no Excel

Note que a somatória irá aparecer automaticamente, para as células seguintes basta utilizar a alça de preenchimento e puxar a formula para as demais células.

Método 3: Utilizando a Função Soma

Além das maneiras citadas acima para somar no Excel podemos também utilizar a função SOMA.

Com a função Soma é possível somar qualquer argumento inserido dentro da função, sejam estes números dentro de uma célula, ou até mesmo números inseridos diretamente na função, como por exemplo quando deseja-se somar os números: 400, 50, 90.

Sintaxe:

SOMA(número1,[número2],…)

Onde:

número 1: Representa o primeiro número que deseja-se somar. Este número poder ser digitado na fórmula, uma referência ou até mesmo um intervalo de células, por exemplo: A1:A300. Campo obrigatório

número 2…: Representa o segundo número que deseja-se somar, por exemplo, A1;4. Campo opcional.

 

Exemplos práticos

Com a Função SOMA, é possível somar valores que não estão em células do Excel, veja abaixo um exemplo:aprenda somar no Excel

Para realizar esta operação, basta digitar o igual na célula onde irá aparecer o resultado, inserir a função “SOMA” e em seguida digitar os valores que se deseja somar, separando-os por ponto e vírgula (;), então teclar Enter e conferir o resultado.

Com a função SOMA, também é possível somar valores que estão em sequência ou não em células do Excel de maneira rápida e prática.

saiba como somar com o Excel

Para realizar esta operação, basta digitar o sinal de igual (=), a função SOMA, e selecionar os dados que devem ser somados, neste exemplo os números estão em sequência, em seguida tecle Enter e veja o resultado:

como somar usando o Excel

Para as linhas seguintes utilize a alça de preenchimento e arraste a fórmula para as demais células.

Ao utilizar a função SOMA, para valores que não estão em uma sequência de células, basta selecionar uma a uma e separá-las com o ponto e vírgula (;), veja:

soma com o Excel

Vale destacar que você pode somar os valores dentro das células do Excel, tanto na horizontal, quanto na vertical:

como somar usando o Excel

Gostou da dica? Confira mais dicas de Excel em nosso site!