Aprenda a Função Concatenar no Excel

O Excel, possuí diversas funções e nem todas são para resolver problemas numéricos, um exemplo disso, é a função de texto Concatenar, que tem o objetivo de unir informações, sejam textos ou números, que estão em células diferentes.

Para entender como a Função Concatenar funciona, acompanhe abaixo três exemplo práticos e seu passo a passo!

Função Concatenar

Função Concatenar

A função de texto Concatenar tem o objetivo de unir duas ou até 255 cadeias de texto no Excel.

Sintaxe:

CONCATENAR(texto1, [texto2], …)

Onde:

texto1: É o primeiro item a ser adicionado na fórmula, este pode ser um valor de texto, referência de célula, ou um número. O campo é obrigatório.

Texto2,… : Estes são os itens adicionais que deseja-se concatenar, pode-se ter um total de até 255 itens, ou 8.192 caracteres.

Exemplo 1: Unindo Nomes e Sobrenomes

Para melhor compreensão da utilização da função concatenar, vamos utilizar a tabela abaixo:

Função concatenar no Excel

Observe que na tabela, constam as colunas com os nomes e separadamente está a coluna com os sobrenomes de 5 pessoas, com a função concatenar podemos fazer com que os nomes e sobrenomes apareçam juntos na mesma célula, veja na figura abaixo:

Função Concatenar com o Excel

Na figura acima, note que estamos dizendo para a função concatenar a informação da célula A2 com a célula B2, e para que as informações não fiquem todas juntas é utilizado as aspas (” “), portanto basta colocar entre o ponto e vírgula as aspas separadas por um espaço.

Após digitar a função basta teclar Enter e conferir o resultado:

Função Concocatenar Excel

Para utilizar a função nas células abaixo, basta utilizar a alça de preenchimento e arrastar para as demais células:

Função Concatenar com o Excel

Exemplo 2: Concatenar células com Textos Pré definidos

Para concatenar informações contidas em uma ou mais células, com textos pré-definidos, basta apenas, após selecionar as células desejadas, digitar o texto que deverá aparecer. No exemplo a seguir, vamos utilizar as mesmas informações do exemplo anterior, porém na frente do sobrenome queremos que a apareça a informação nacionalidade, veja como ficará a função:

Aprenda a Função Concatenar com o Excel

Note que utilizamos a mesma lógica do exemplo anterior, apenas acrescentamos a informação da nacionalidade, que no caso, é “Brasileira”. Deste modo, para que a informação fique separada por um traço basta digitar (“-“), antes do texto. Acompanhe abaixo o resultado:

Função Concatenar com o Excel

Exemplo 3: Utilizando Concatenar com outras funções

A Função Concatenar também pode ser utilizada aninhada a outras funções, como por exemplo, a função Média.

Para compreender a sua utilização acompanhe o exemplo abaixo, onde utilizando as mesmas informações dos exemplos anteriores, foram acrescentadas informações sobre a nota de cada pessoa e o que desejamos informar na coluna E, é o nome completo de cada pessoa e a sua média. Veja a imagem abaixo:

Função concatenar saiba como aplica-la

Neste exemplo, estamos dizendo ao Excel concatenar as informações de Nome e Sobrenome e que além disso, apareça o texto “Média Final”, com a média dos alunos. Note que no exemplo, utilizamos (“-“) para separar com um traço o nome e sobrenome da informação Média Final, e (“: “), para separar a média, desta forma o resultado será o seguinte:

Função Concatenar

Agora, basta arrastar a fórmula para as demais células e conferir o resultado:

Função Concatenar com Excel

 

Gostou da dica? Confira mais tutoriais sobre funções no Excel em nosso site!