Como Converter Textos em Colunas no Excel

Quer aprender a transformar textos em colunas no Excel? Então esse post é para você!

Existem diversas ocasiões onde precisamos realizar atividades simples no Excel, porém sem o conhecimento dos recursos certos, tais atividades se tornam trabalhosas e difíceis.

Uma dessas atividades é transformar textos em colunas, seja após ter copiado uma informação da Internet para sua planilha ou após baixar arquivos CSV contendo listas, por exemplo.

Deste modo, separamos hoje diferentes opções para que você possa transformar textos em colunas no Excel de maneira prática e rápida. Confira!

Onde encontrar a ferramenta para converter textos em colunas no Excel?

Na guia “Dados” você irá encontrar uma seção, onde está presente a opção “Texto para Colunas”. Conforme imagem abaixo:

textos em colunas no Excel

Dentro do item “Texto para Colunas”, estão presentes dois recursos diferentes para separar o texto em colunas, são eles:

  • Delimitado: Este recurso divide o texto, que está sendo unido por caracteres, como, por exemplo, vírgulas, tabulações, espaços, ponto e vírgula ou qualquer outro caractere como um hífen (-).
  • Largura Fixa : Com este recurso os campos são alinhados em colunas com espaços entre cada campo.

Como transformar textos em colunas

Usar a ferramenta para converter texto em colunas no Excel é muito simples e fácil. E para melhor entendimento separamos alguns exemplos que você poderá conferir a seguir.



Exemplo 1: Separando Nomes e Sobrenomes em colunas diferentes

Para o primeiro exemplo, suponha que você tenha uma planilha que contenha o nome e o sobrenome de algumas pessoas. Confira a imagem abaixo:

Separar textos em colunas

Neste exemplo, você precisa separar o nome do sobrenome, ou seja, deixar o nome em uma coluna e o sobrenome em outra. Para isso, siga as etapas abaixo:

1. Selecione todos os dados (Cabeçalho é opcional).

2. Vá até a guia Dados > Ferramentas de dados > Texto para Colunas. Isso abrirá o Assistente para conversão de texto em colunas.

3. Nesta etapa, certifique-se de que a opção Delimitado esteja selecionado (que é a seleção padrão). Clique em Avançar.

Converter textos em colunas no Excel

4. Na janela seguinte selecione ‘Espaço’ como delimitador, isso quer dizer que o Excel irá separar as informações nos locais onde houverem espaços em branco. Caso você suspeite que existem espaços consecutivos duplos ou triplos entre os nomes, selecione também a opção “Considerar delimitadores consecutivos como um só” Clique em Avançar.

Delimitar textos em colunas

5. Agora selecione a célula de destino. Se você não selecionar uma célula de destino, ela sobrescreverá seu conjunto de dados existente com o nome na primeira coluna e o sobrenome na coluna adjacente. Como neste exemplo queremos manter as informações originais, então no campo “Destino” iremos inserir a célula onde desejamos que os dados sejam inseridos, no caso, escolhemos a B1. Para finalizar, clique em Concluir.

Ferramenta textos para colunas Excel

6. Pronto! Agora, os nomes e o sobrenomes estarão separamos em colunas diferentes.

Separando textos em colunas

Observação: Caso a sua planilha contenha espaços extras (além do espaço que separa cada palavra), então recomenda-se utilizar primeiro a função ARRUMAR para remover os espaços extras e posteriormente usar a ferramenta Texto para Colunas para dividi-los em colunas diferentes.



Exemplo 2: Separando E-mails (ID e domínio) em colunas diferentes

Se você precisa dividir endereços de e-mail em nome de usuários e nomes de domínio, saiba que também é possível, pois com esta ferramenta você pode escolher seu próprio delimitador para dividir o texto, como, por exemplo o @.
Para exemplificar, suponha que você tenha um conjunto de dados conforme mostrado na imagem abaixo:

textos em coluna no Excel

Na tabela acima, inserimos endereços fictícios de e-mail, e para dividir estas informações em coluna, confira o passo a passo a seguir:

1. Selecione o conjunto de dados.

2. Vá para > Dados > Ferramentas de dados > Texto para Colunas. Isso abrirá o Assistente para conversão de texto em colunas.

3. Certifique-se de que Delimitado esteja selecionado. Clique em Avançar.

4. Nos limitadores, selecione Outro e digite @ na caixa à direita. Certifique-se de desmarcar qualquer outra opção (se marcada). Clique em Avançar.

5. Mude a célula de destino, se necessário e clique em Concluir.

6. Pronto! Os endereços estão separamos dos nomes:

Como transformar texto em coluna no Excel

Exemplo 3: Separando domínios de URLs

Em determinadas situações, pode ser preciso saber o número total de domínios raiz exclusivos, por exemplo, no caso dos domínios https://www.exceleasy.com.br/examplo1https://exceleasy.com.br/examplo2, o domínio raiz é o mesmo que exceleasy.com.br.



Sendo assim, vamos supor que você tenha uma lista de URLs e precisa separar os domínios raiz. Veja a imagem abaixo:

Dividindo texto em colunas no excel

Para separar os domínios em colunas, repita os passos 1 a 3 dos exemplos anteriores, na etapa 4, você irá escolher como limitadores a opção Outro e digitar / na caixa à direita. Marque também a opção “Espaço”. Clique em Avançar.

Altere a célula de destino e confira o resultado:

Como separar informações em colunas no Excel

Exemplo 4: Separando parte de um texto em colunas diferentes

Se você deseja extrair os primeiros caracteres de um texto também é possível. Por exemplo, no conjunto de dados mostrado na imagem abaixo, os primeiros cinco caracteres são exclusivos de uma linha de produtos e precisamos separá-los dos valores numéricos. Confira:

Para extrair os cinco primeiros caracteres da tabela, basta seguir o passo a passo:

1. Selecione o conjunto de dados.

2. Vá para > Dados > Ferramentas de dados > Texto para Colunas. Isso abrirá o Assistente para conversão de texto em colunas.

3. Selecione a opção Largura fixa. Clique em Avançar.

4. No campo Visualização dos dados, clique sobre ele, que uma linha irá aparecer, arraste a linha vertical e coloque-a após 5 caracteres no texto. Clique em Avançar.

Textos em colunas fixas no excel

5. Mude a célula de destino se necessário e confira o resultado:

Transformar partes do texto em colunas

Observação: Você também pode definir mais de uma linha vertical para dividir os dados em mais de 2 colunas. Basta clicar em qualquer lugar na área de visualização de dados e arrastar o cursor para definir o divisor.



Exemplo 5: Separando data e hora em colunas diferentes

Em alguns tipos de arquivos é comum os dados como data e hora virem juntos em uma mesma coluna, é o caso de formulários do Google, por exemplo, onde estas informações são registradas automaticamente no momento do preenchimento dos dados.

Data e hora juntos, como separar em colunas

Se você for usar essas informações no Excel, pode ser que você queira separar as datas das horas. Para isso, siga o passo a passo:

1. Insira uma coluna entre as colunas A e B. Nela iremos colocar a hora.

Separar a data e hora no Excel

2. Selecione a coluna A e vá para > Dados > Ferramentas de dados > Texto para Colunas. Isso abrirá o Assistente para conversão de texto em colunas.

3. Selecione a opção Largura fixa. Clique em Avançar e Concluir.

Como separar a data e hora no Excel

Exemplo 6: Converter texto em números

A ferramenta de Texto para colunas também pode ser usada para converter valores de Texto em números. Confira aqui como isso é possível.

Para o exemplo, suponha que você tem um conjunto de dados e precisa somar os valores da coluna A, mas como estão em formato de texto não é possível realizar a soma, confira a imagem abaixo:

Transformar texto em número no Excel

Uma das maneiras de resolver o problema é utilizar a ferramenta para conversão de texto. Veja como:

1. Selecione o conjunto de dados.

2. Vá para > Dados > Ferramentas de dados > Texto para Colunas. Isso abrirá o Assistente para conversão de texto em colunas.

3. Certifique-se de que nenhuma opção esteja selecionada. Clique em Avançar.




4. Certifique-se que na opção “Formato dos dados da coluna” esteja selecionada a opção Geral. Não altere a célula de destino, pois queremos que as informações continuem na coluna A. Clique em Concluir.

textos em coluna no Excel

5. Confira o resultado:

Usando textos para colunas no Excel

Dicas extras sobre como transformar textos em colunas no Excel:

  • Sempre insira um número de colunas igual ao número de dados que precisam ser separados em uma célula. Por exemplo, se o valor de uma célula for CCC, e dois dados precisam ser separados (C e CC), então insira duas colunas.
  • Quando usar o recurso delimitado, identifique o delimitador. Por exemplo,em “João, Pedro”, a vírgula (,) é um delimitador.
  • Em largura fixa, mova a seta até a largura desejada.

Confira também as seguintes dicas de Excel:

E então, o que achou da explicação para transformar textos em colunas no Excel? Deixe o seu comentário abaixo, gostaríamos muito de conhecer a sua opinião! Para conferir mais dicas de Excel, continue acompanhando o Excel Easy!