Planilha de Orçamentos e Pedidos

A dica de hoje é para você que diariamente precisa enviar cotações ou criar pedidos aos seus clientes e não possui um sistema adequado para tal tarefa. Pensando neste assunto, nós da Excel Easy, junto com o pessoal do site Aprender Excel, criamos a Planilha Simplificada para Orçamentos e Pedidos.

Com esta planilha no Excel você será capaz de cadastrar seus produtos, montar orçamentos e gerar pedidos para seus clientes sem dificuldades e de maneira padronizada. Confira os detalhes abaixo e baixe grátis:

Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam baixar a Planilha de Orçamentos e Pedidos no Excel:

Facebook

Twitter

LinkedIn

Como Funciona a Planilha de Orçamentos e Pedidos?

Ao baixar a Planilha de Orçamentos e Pedidos você verá a tela conforme mostrado abaixo.

O primeiro passo é inserir as informações da sua empresa que serão mostradas no cabeçalho das folhas de Pedidos/Orçamentos. Deste modo, basta completar os campos Razão Social, CNPJ, Telefone, Endereço.

Planilha de Orçamentos

Cadastro de Produtos

Após completar os dados da sua empresa, você poderá cadastrar os produtos comercializados, clicando no botão Estoque. Desta forma, você será encaminhado para a seguinte tela conforme demonstrado abaixo:

Planilha Orçamentos e Pedidos

Aqui você poderá cadastrar seus produtos, criando um código para cada produto, descrição e preços.

Note: Este modelo de planilha não possui a função de controle de estoque, já que não se trata de uma planilha para gestão de vendas, mas sim um recurso para gerar pedidos / orçamentos. Se você deseja ter um recurso para controle de estoque, então recomendamos o Modelo de Planilha de Controle de Estoque Entrada e Saída.



Gerando Pedidos / Orçamentos

Após ter cadastrado seus produtos, você poderá gerar seus orçamentos para seus clientes. Para isto, basta clicar no botão Gerar Pedido. Deste modo, você será encaminhado para a seguinte tela conforme demonstrado na imagem abaixo:

Planilha de Pedidos e Orçamentos

Observe que o cabeçalho já estará preenchido com as informações da sua empresa. Para alterar as informações basta voltar ao menu inicial e realizar os ajustes necessários.

Para gerar os pedidos, basta inserir o nome do respectivo cliente e o número do pedido (essas informações deverão ser inseridas manualmente).

O próximo passo é inserir os produtos no pedido. Para isto, basta inserir somente o código dos produtos que já foram cadastrados anteriormente. A descrição e o preço será carregada automaticamente. Desta forma, você deverá inserir somente a quantidade comercializada ou cotada.

Pedidos e Orçamentos no Excel

Aplicando descontos

Se você desejar aplicar descontos no total do pedido, também é possível. Para isto, basta inserir o valor percentual no campo Desconto (%). Veja o exemplo abaixo onde estamos aplicando 10% de desconto sobre o total da compra. Desta forma, basta inserir somente o valor 10 no respectivo campo.

Pedidos e Orçamentos Planilha Excel

Finalizando o pedido

Após concluir todas as etapas do pedido, você poderá imprimi-lo ou gerar o seu PDF, pois o arquivo já estará pronto para impressão.

Gerar Pedido Excel

Atualização 25/07/2019:

  • Baixe a versão 2 da planilha de orçamentos e pedidos, com novo layout, campo para inserir logo e botão para limpar os dados preenchidos.

Botão Baixar Planilha

Confira também:

E então, o que achou da Planilha de Orçamentos e Pedidos? Caso tenha ficado com alguma dúvida, basta deixar o seu comentário abaixo.