8 Dicas de Excel que você precisa conhecer

Procurando pelas melhores dicas de Excel? Então você está no lugar certo! No artigo de hoje apresentaremos 8 dicas de Excel que você precisa conhecer.

Como se sabe, o Excel é uma das ferramentas mais completas para se trabalhar com cálculos, gráficos, relatórios, entre outros recursos. No entanto, tanto para iniciantes e usuários avançados, ainda existem muitas dicas e truques úteis que são inevitavelmente negligenciados.

E pensando neste assunto, separamos hoje 8 truques úteis sobre Excel que você pode não saber. Se interessou pelo assunto? Então confira os detalhes a seguir.

8 Dicas de Excel que você precisa saber

Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam estas dicas de Excel:

 Facebook

 Twitter

 LinkedIn

Dica 1: Um clique para selecionar todas as células

Provavelmente você já deve saber como selecionar todas as células de uma planilha utilizando a tradicional seleção do mouse, mas o que poucos sabem é que com apenas um clique do botão de canto esquerdo da tela (triângulo verde) é possível selecionar todas as células simultaneamente.

Conforme demonstrado na imagem abaixo, todos os dados serão selecionados imediatamente com apenas um único clique.

Dica 2: Abrir arquivos de Excel em massa

Se você tem vários arquivos de Excel que precisam ser abertos simultaneamente, então saiba que você não precisa abrir um por um de cada vez, pois há uma maneira prática de abrir todos com um só clique. Para isto, selecione os arquivos que você gostaria de abrir e, em seguida, pressione a tecla Enter no teclado, para que todos os arquivos sejam abertos simultaneamente.

Truques de Excel

Dica 3: Crie um novo menu de atalhos

Por padrão, existem três atalhos no menu superior do Excel, que são Salvar, Desfazer Digitação e Repetir Digitação. No entanto, se você quiser usar mais atalhos, como Copiar e Colar, você pode configurá-los da seguinte forma:

Acesse a guia Arquivo > Opções > Barra de Ferramentas de Acesso Rápido, adicione os atalhos desejados a partir da coluna da esquerda para a direita e salve as alterações. Você verá os atalhos adicionados no menu superior.

Truques de Excel

Dica  4: Adicionar mais de uma nova linha ou coluna

É muito provável que você já saiba adicionar uma nova linha ou coluna no Excel, mas é realmente um grande desperdício de tempo se você precisar inserir mais de um deles, repetindo este número de ação X de vezes.

Por outro lado, a melhor maneira de se inserir várias linhas ou colunas é arrastar e selecionar X linhas ou colunas (X é duas ou mais) se você quiser adicionar linhas ou colunas X acima ou à esquerda. Clique com o botão direito as linhas ou colunas destacadas e escolha Inserir. Novas linhas serão inseridas acima da linha ou para a esquerda da coluna selecionada primeiro.

Truques de Excel

Dica 5:  Mover e copiar dados em células rapidamente

Se você quer mover uma coluna de dados em uma planilha, a maneira mais rápida é a seleciona-la e mover o ponteiro do mouse para a borda da seleção de modo que ele se transforme em um ícone de seta. Arraste para mover a coluna livremente. E se você deseja copiar os dados? Você pode pressionar o botão Ctrl antes de arrastar para mover; a nova coluna irá copiar todos os dados selecionados.

Truques de Excel

Dica 6: Transposição dados de uma linha para a Coluna

Use este recurso se você deseja transpor dados para obter uma melhor visualização. Isto porque redigitar todos os dados seria a última coisa que você gostaria de fazer se você souber como usar a função Transposição em Colar.

Veja como: Copie a área que você deseja transpor e, em seguida, mova o ponteiro para outro local em branco. Acesse a guia Página Inicial > Colar > Transposição.

Importante: Note que esta função não será ativado até que você copie os dados primeiro.

Truques de Excel

Quer saber mais detalhes desta função, então confira este artigo: Função TRANSPOR.

Dica 7: Unir Textos no Excel com &

Una textos no Excel utilizando o símbolo &. Você pode unir qualquer texto livremente com este símbolo.

Abaixo temos três colunas com textos diferentes, mas e se quisermos uni-lo a um valor de uma célula? Primeiro, localize a célula que irá mostrar o resultado composto, use a formulação com & como mostrado na imagem abaixo. Clique em Enter e observe que todos os textos em A2, B2, C2 serão unidos em conjunto.

Truques de Excel

Dica 8: Valores de Entrada começando com o zero

Quando um valor de entrada começa com zero o Excel irá excluir o zero, por padrão. Ao invés de repor por meio Formatação das Células este problema pode ser facilmente resolvido através da adição de uma marca única citação (apóstrofe) à frente do primeiro zero, como mostrado abaixo:

Truques de Excel

Confira também as seguintes dicas de Excel:

E você conhece mais truques de Excel? Compartilhe conosco nos comentários!