Ocultando Linhas e Colunas no Excel

Em certas ocasiões, precisamos trabalhar com planilhas extensas no Excel fazendo com que nossa área de trabalho seja repleta de informações que por muitas vezes não serão consultadas, fazendo com que o uso da barra de rolagem seja constante.
Em muitos casos, existe a necessidade de se ocultar linhas ou colunas no Excel, para que a planilha seja melhor compreendida durante uma apresentação, ou ainda para facilitar o trabalho no dia a dia.
Pensando neste aspecto, separamos uma dica simples, porém muito útil para facilitar o trabalho em planilhas no Excel. Acompanhe a seguir:

Linhas e Colunas no Excel

Ocultar linhas e colunas no Excel

Para compreendermos o uso o recurso de ocultar linhas e colunas, utilizaremos um exemplo prático. Na imagem abaixo, temos uma planilha de controle de vendas de cada vendedor, baseando-se no total de vendas mensais de cada um.
Note que temos uma planilha relativamente extensa, e por alguma necessidade precisamos trabalhar com informações separadas ou descartar a visualização de informações que não são importantes para determinada consulta.

 

Ocultando linhas e colunas no Excel02

 

Baseando-se no exemplo acima, vamos propor que precisaremos consultar somente as vendas dos clientes do Turno 2. Neste caso, basta selecionar as linhas correspondentes aos clientes do Turno 1, no qual serão ocultadas, clicar com o botão direito sobre a seleção e por fim selecionar a opção “Ocultar” conforme mostra imagem abaixo:

 

Ocultando linhas e colunas no Excel03

 

Após efetuar o procedimento acima, note que as linhas referentes aos vendedores do Turno 1, foram ocultadas, facilitando assim a consulta do vendedores do Turno 2, sem a necessidade de se obter modificações nas informações da planilha.

 

Ocultando linhas e colunas no Excel04

 

Reexibir linhas e colunas

Para voltar a exibir as linhas ou colunas que foram ocultadas, basta seguir os passos abaixo:
1) Leve o mouse no intervalo de linhas ou colunas que foram ocultadas. No caso do exemplo acima este intervalo é linha 1 e 5.  A seta do mouse deverá ser modificada conforme mostra imagem abaixo:
Observação: É necessário cuidado para não se confundir com a seta de ajuste de tamanho das linhas e colunas no qual tem sua parte do meio toda preta.

 

Ocultando linhas e colunas no Excel05

 

2) Com a seta modificada, basta clicar com o botão direito do mouse e selecionar a opção “Re-exibir” conforme mostra imagem abaixo:

 

Ocultando linhas e colunas no Excel06

 

3) Ao término da operação, note que as linhas ocultadas serão reexibidas novamente. Vale ressaltar que o procedimento para ocultar e reexibir linhas e colunas é o mesmo.

Ocultando linhas e colunas no Excel07

Podemos ainda observar que ao ocultar linhas ou colunas em uma planilha, as bases de cálculos não são afetadas como mostra o exemplo abaixo, em que ocultamos as vendas de todos dos vendedores de Janeiro a Agosto, e temos ainda os valores totais iniciais.

 

Ocultando linhas e colunas no Excel08

 

Alguns cuidados:

Apesar das facilidades em se ocultar linhas e colunas em uma planilha, é necessário estar atendo quanto ao uso deste recurso em gráficos. Isto porque ao ocultar linhas ou colunas de planilhas que são referenciadas em gráficos, as informações apresentadas nos gráficos também serão ocultadas. Para melhor compreensão, veja o exemplo abaixo:

 

Ocultando linhas e colunas no Excel09

 

Na imagem acima temos uma planilha de vendas mensais, no qual estão subdivididas em semestres.
Note que se desejarmos ocultar as vendas do segundo semestre, por exemplo, estas informações também serão ocultadas do gráfico.

 

Ocultando linhas e colunas no Excel10

Portando, este é um fator no recurso de ocultar linhas e colunas, que deve ser avaliado quanto ao seu uso.
Como vimos, o recurso de ocultar linhas e colunas se apresenta de grande utilidade quando se trabalha com planilhas extensas onde estas contêm valores que somente irão compor bases de cálculos, e neste caso não existe necessidade em serem exibidos. Outro fator de importância no recurso de ocultar linhas e colunas esta em tornar a planilha de melhor compreensão em apresentações otimizando assim a visualização e compreensão destas.

 

Gostou da dica? Veja maiores informações sobre Excel em nosso site!