VBA no Excel para Iniciantes: Parte 2

Dando continuidade a série de artigos sobre VBA no Excel, hoje mostraremos algumas operações relacionadas a criação de MsgBox que podem ser realizadas utilizando-se comandos no VBA. Se você ainda não leu o primeiro post da série, acesse aqui para ficar por dentro dos detalhes. Outro artigo que recomendamos para auxilia-lo nesta série é a lista de comandos em VBA.  No mais, acompanhe os detalhes a seguir:

VBA no Excel para Iniciantes: criando caixa de mensagem

Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam aproveitas as dicas de VBA no Excel para iniciantes:

Facebook

Twitter

Google+

LinkedIn

Criando MsgBox

O MsgBox ou Caixa de Informações como propriamente dita, é basicamente uma janela que se abre para informar algo, seja uma mensagem, um erro ou até mesmo um alerta. Para cria-la, inicialmente crie um botão de comando e adicione o código VBA nele. Se você ainda não sabe como criar um botão, acesse nosso primeiro artigo.

O código deverá conter o seguinte comando:

MsgBox “Esta é a primeira Tela”

VBA01

Observação: A mensagem a ser exibida fica a critério do leitor.

Ao término da operação basta fechar a janela do editor e realizar o teste clicando no botão.

     VBA02

Pronto! Esta foi a primeira janela criada por meio do comando MsgBox

Podemos ainda avançar o nosso aprendizado a respeito do comando MsgBox e ampliar este comando com determinado dado no Excel. Por exemplo:

1) Insira uma informação qualquer na célula A1. (A célula pode ser qualquer uma escolhida pelo leitor)

 

VBA03

 

2) Na janela de comando do VBA referente ainda ao botão que criamos, insira seguinte linha de comando.

MsgBox “O valor informado é” & Range (“A1”). Value

 

VBA04

 

Antes de prosseguirmos, observe que estamos dizendo no comando acima para mostrar uma janela com a seguinte informação: O valor informado é”. Em seguida utilizamos a função & para unir a frase anterior com o valor que está na célula A1. (no caso 50).

Ao término da operação, feche a janela e teste o comando com o botão.

 

VBA05




Outro comando interessante que pode ser utilizando junto com a criação das janelas mostradas acima é o vbNewLine, no qual pode-se inserir mais de uma linha na mensagem que será mostrada na janela. Basicamente podemos compara-lo com o “Enter” no Word por exemplo.

Veja abaixo um exemplo prático.

 

VBA06
Testando o comando, veja o resultado:

 

VBA07

 

O que achou da dica de hoje? Fique ligado nos próximos artigos da série no qual daremos continuidade aos comandos de VBA no Excel para iniciantes e realizaremos alguns exemplos práticos para que você possa absorver melhor o conhecimento sobre este assunto.

Gostou da dica? Veja maiores informações sobre Excel em nosso site!