0

Aprenda a função PROCV sem mistérios

Hoje iremos abordar umas das funções do Excel mais conhecidas e até mesmo uma das mais temidas.Sim, estamos nos referindo a função PROCV. Deste modo, criamos esta aula para sanar as dúvidas e desmistificar de vez a fama que esta função carrega entre os alunos, aprendizes e até mesmo alguns veteranos no Excel.

Acompanhe a lição de hoje e tenho certeza que você não terá mais problemas com a função PROCV.

procv

REGRA:

Muita gente pensa que PROCV significa “Procura Valor”, o que pode ocasionar muita confusão na hora de entender esta função. Portanto como regra primordial entenda que PROCV = PROCURA VERTICAL. Ou, seja, esta função faz buscas na posição vertical.
Para entendermos o uso da função PROCV, utilizaremos um exemplo prático conforme mostrado na imagem abaixo:

Função Procv

Note que temos uma tabela com cadastro de funcionários e seus respectivos IDs. Deste modo nossa intenção é pesquisar o nome do funcionário digitando o ID desejado. Para o exemplo acima, tal tarefa seria simples, mas para uma planilha extensa o procedimento seria muito trabalhoso.
Passo 1: Na célula que irá aparecer o nome do funcionário pesquisado iremos inserir a função PROCV com sua respectiva sintaxe:
PROCV(valor_procurado;matriz_tabela;núm_índice_coluna;procurar_intervalo)
Onde:
valor_procurado: Representa a célula ou o valor que estamos buscando.
Matriz_tabela: Representa a tabela onde estaremos buscando a informação.
Num_índice_coluna: Representa o numero da coluna que estamos buscando. Note no exemplo acima que a coluna ID representa o índice 1 e a coluna Nome representa o índice 2. Se tivéssemos uma terceira coluna, esta seria o índice 3 e assim sucessivamente.
procurar_intervalo: Especifica se você deseja que PROCV localize uma correspondência exata ou aproximada.
Se VERDADEIRO ou omitida, uma correspondência aproximada será retornada. Se uma correspondência exata não for encontrada, o valor maior mais próximo que é menor que o valor_procurado será retornado.
Se FALSO, PROCV somente localizará uma correspondência exata.
Logo temos:
Aprenda a Função Procv
Observe que estamos dando a seguinte orientação para a função: “Faça uma procura vertical buscando o valor que está na célula E5 com base na matriz A2:B12 e traga o resultado da coluna 2 que faça referência ao valor procurado. Desejamos ainda buscar sempre o valor exato”.
Ao término da função, tecle Enter e incie as buscas digitando valores na célula E5 conforme mostra imagem abaixo:
Função PROCV
Viu como é fácil? Se você ainda ficou dúvidas veja nossa vídeo aula sobre PROCV.

admin