Formatação Condicional no Excel – Dica 4

Dando continuidade ao quarto e último post da série sobre Formatação Condicional, hoje abordaremos este recurso utilizando-se escalas de cores e ícones de modo a ampliar ainda mais o seu conhecimento sobre o assunto. A seguir você verá por meio de exemplos práticos como implementar tais recursos dentro de suas planilhas no Excel. Acompanhe os detalhes.

Observação: Se você ainda não viu os artigos anteriores, acompanhe por meio dos links:

(Artigo 1) , (Artigo 2) e (Artigo 3)

Formatação Condicional 01

 

 

Escalas de Cor

O uso de Escalas de Cor dentro da Formatação Condicional é um recurso de grande utilidade para identificar valores de células de acordo com cores pré definidas. Para compreendermos a função deste recurso, vamos ao exemplo prático:

Um grupo de atletas após participarem de uma maratona obtiveram os seguintes tempos de prova:

 

Formatação Condicional 02

 

 

 

Neste caso, podemos utilizar a escala de cor para identificar o tempo de chegada de cada atleta. Para isto, basta selecionar a coluna que contém o tempo de chegada dos atletas e acessa a guia Página Inicial – Formatação Condicional – Escalas de Cor. Note que podemos escolher as opções de escalas já prontas, porém neste caso iremos criar nossa própria escala de cor. Sendo assim, basta clicar em Mais Regras.

 

Formatação Condicional 03

 

 

 

Será aberta uma nova janela conforme abaixo.  Escolha a opção para que se tenha uma escala Bicolor e defina as cores para o menor e maior valor conforme abaixo.

 

Formatação Condicional 04

 

Ao término da operação, clique em OK e veja o resultado.

 

Formatação Condicional 05

 

 

Observe que o Excel classificou por meio de escala os valores que representam o tempo de chegada de cada atleta. Deste modo os primeiros atletas a chegarem, recebem as cores mais fortes conforme mostrado acima.

Este recurso é muito recomendado para se ter uma visão a respeito dos valores em uma tabela, sendo possível também adotar maior número de cores para a escala como no exemplo abaixo em que de 30 a 40 minutos temos a cor verde, de 41 a 50 minutos temos a cor amarelo e acima de 51 minutos temos a cor vermelho. No exemplo abaixo aplicamos uma escala de cor Tricolor.

 

Formatação Condicional 06

 

 

Conjuntos de Ícones

O uso de ícone é outro recurso dentro da formatação condicional que traz vantagens ao se analisar dados.

Para compreendermos o uso deste recurso vamos utilizar o exemplo citado anteriormente referente ao tempo de corrida dos atletas.
Por exemplo:

Atletas que chegaram de 30 a 39 minutos serão classificados
Atletas que chegaram de 40 a 49 minutos irão para repescagem
Atletas que chegaram acima de 50 minutos serão eliminados.

Logo podemos criar uma Formatação Condicional com conjunto de Ícones com base nesta regra. Para isto basta selecionar a coluna que contém o tempos de chegada e acessar guia Página Inicial – Formatação Condicional – Conjunto de Ícones. Note que será exibido diversas opções de ícones que poderão ser utilizados. Para o exemplo acima, utilizaremos ícones de Indicadores conforme mostra imagem abaixo.

 

Formatação Condicional 07

 

 

 

Note que o recurso já passa a ser aplicado na tabela, porém devem-se editar as regras conforme mencionados anteriormente. Para isso acesse: Página Inicial – Formatação Condicional – Gerenciar Regras. Na janela que irá se abrir, selecione a regra e clique em “Editar Regra”.

Observe na imagem abaixo que foi definida a regra conforme especificado anteriormente.

Logo:

– Se o valor for maior ou igual a 50 então será mostrado um ícone vermelho com X
– Se o valor for menor que 50 e maior do que 40 então será mostrado um ícone amarelo com uma exclamação.
– Se o valor for menor ou igual a 40 então será mostrado um ícone verde com um sinal de certo.

 

Formatação Condicional 08

 

Ao término da operação basta clicar em OK e conferir o resultado.

 

Formatação Condicional 09

 

 

 

Chegamos ao fim da série sobre Formatação Condicional e caso você leitor tenha ficado com alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco e teremos o prazer de auxilia-lo. Até a próxima!

 

Gostou da dica? Veja maiores informações sobre Excel em nosso site!

admin