Formatação Condicional no Excel – Dica 3

Dando continuidade a série de artigos relacionados ao recurso de Formatação Condicional no Excel, hoje o nosso terceiro post da série abordará demais funções relacionadas a este recurso. Se você ainda não viu os artigos da série, poderá ver nos links (Artigo 1) e (Artigo 2).

Sem mais delongas, vamos conhecer um pouco mais afundo sobre a Formatação Condicional no Excel. Acompanhe detalhes a seguir:

img1

Uma Data que Ocorre…

Utilize a Formatação Condicional para atuar com datas. No exemplo abaixo desejamos criar critérios para formatar somente as datas que se referem ao mês atual (no caso Dezembro). Deste modo, seleciona-se o intervalo de células e na guia Página Inicial – Formatação Condicional – Realçar Regras das Células – Uma Data que Ocorre…

 

img2

img3

 

img4

 

 

Ao término da operação, clique em OK e confira o resultado.

 

img5

 

Valores Duplicados…

Utilize a Formatação Condicional para destacar valores duplicados em uma lista. Veja o exemplo abaixo:

img6

Para aplicar o recurso, selecione o intervalo de células que receberão a formatação e em seguida acesse a guia Página Inicial – Formatação Condicional – Realçar Regras das Células – Valores Duplicados.

 

img7

 

Escolha uma formatação para ser aplicada a tal condição e clique em OK.

img8

 

Veja o resultado. O Excel formatou somente os valores que se repetem na lista.

img9

 

BARRA DE DADOS:

O uso de barra de dados dentro da Formatação Condicional é recomendado quando se deseja demonstrar graficamente determinado dado de modo que uma rápida análise trará a coompreensão do leitor a respeito das informações contidas na planilha. Podemos aplicar a barra de dados em diversas ocasiões porém vamos exemplificar um caso para melhor entendimento deste recurso.

Uma determinada cidade registrou diariamente as temperaturas mínimas durante os dias de inverno conforme mostra planilha abaixo.

img10

 

Observe que com base nestes dados, podemos aplicar o recurso de barra de dados da Formatação Condicional. Deste modo basta selecionar as células que contém as temperaturas e em seguir a guia guia Página Inicial – Formatação Condicional – Barra de Dados e escolha a opção desejada.

img11

 

Após escolher a opção desejada, note que as barras serão aplicadas na planilha, sendo diferenciada pelos valores negativos e positivos.

 

img12

 

É possível ainda formatar as cores das barras e remover os números. Para isto basta acessar a guia Página Inicial – Formatação Condicional – Gerenciar Regras…

 

img13

 

Será aberta uma nova janela, escolha a formatação condicional referente a barra de dados (caso possua mais de uma formatação existente). Após seleciona-la clique em Editar.

img14

Na nova janela que irá se abrir é possível ajustar as cores das barras.

img15

Ao término da operação clique em OK e veja o resultado.

img16

Estas foram as dicas de hoje. Não percam o último artigo da série sobre Formatação Condicional no Excel. Até a próxima.

Gostou da dica? Veja maiores informações sobre Excel em nosso site!

admin